"Até aqui nos ajudou o SENHOR." 1ª Samuel 7:12.

Seja muito bem vindo!!
Aqui você encontrará um pouco do nosso trabalho em São Gonçalo. O NASF é um projeto que tem ajudado muitas famílias com a ajuda dos profissionais de FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, NUTRIÇÃO, PISICOLOGIA, ASSISTENTE SOCIAL, FARMACÊUTICOS, ED. FÍSICA entre outros. Viemos para somar com o trabalho já realizado do PSF.



sexta-feira, 19 de março de 2010

O QUE É O NASF? ONDE ATUA? PARA QUE SERVE?




Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008.

Para ampliar o atendimento e a qualidade dos serviços do SUS, o Ministério da Saúde acaba de ampliar o leque de serviços oferecidos aos usuários da Atenção Básica. Além dos profissionais que já vêm prestando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família, a partir de agora, e contando com a decisão dos gestores locais, outros profissionais que trabalham com a promoção e prevenção da saúde também estarão ao acesso da população.
A Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008, instituiu a criação dos Núcleos de Apoio Saúde da Família (NASF), atendendo a uma das maiores reivindicações dos profissionais da Saúde da Família: a inserção de áreas co-relatas às atividades dos profissionais da Atenção Básica.A responsabilização compartilhada entre as Equipes Saúde da Família (ESF) e as equipes do NASF na comunidade prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra-referência, ampliando-a para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da equipe de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no fortalecimento de seus atributos e no papel de coordenação do cuidado no SUS.A portaria salienta, no entanto, que os NASF "não se constituem em porta de entrada do sistema e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF.
Dentre as propostas advindas da adoção dos NASF, estão a questão da intersetorialidade com as diversas instâncias do poder público: educação, cultura, trabalho, lazer, entre outras. Dentro dessa linha, também é possibilitado ao usuário ter sua voz ouvida, pois é vislumbrada a participação popular na tomada de decisões, por meio da gestão integrada e da atuação dos Conselhos Municipais e/ou Locais de Saúde.Visto seu caráter complementar à Saúde da Família, em todos os atendimentos devem ser consideradas a elaboração de projetos terapêuticos individualizados promovendo a responsabilidade compartilhada e realizando atendimentos "multiprofissionais e transdisciplinares".
Uma grande demanda nas UBS/SF que o NASF procura cobrir é a procura por práticas corporais e atividades físicas. A Política Nacional de Promoção da Saúde PT nº 687/GM, de 30 de março de 2006, define que estas "são expressões individuas e coletivas do movimento corporal advindo do conhecimento e da experiência em torno do jogo, da dança, do esporte, da luta, da ginástica". Seguindo essa definição, o NASF também torna-se, dentro da Atenção Básica, mais um espaço para a prevenção e promoção da saúde: incentiva as práticas de caminhada, orienta para a realização de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e terapêuticas como a capoeira, danças, Tai Chi Chuan, Lian Gong, Lian Chi, Tui-n, Shantala, Do-in e Yoga. Muitas dessas atividades estão vislumbradas também na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que encontra no NASF um grande aporte para a sua viabilização, com a criação de espaços de inclusão social, com áreas que ampliam o sentimento de pertinência social nas comunidades, por meio das áreas individuais e coletivas referentes às práticas integrativas.
Fonte: D.A.B / 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments